Partindo da premissa de que a verdadeira participação de uma empresa de clichês no dinâmico mercado de Artes Gráficas se dá, não por sofismas, mas por um efetivo conjunto de ações que façam parte de suas atividades diárias, a Cliart, além de empreender um esforço enorme para contribuir com a produção de alta qualidade das embalagens de seus clientes, investe uma parcela importante de seu tempo na busca de novos sistemas, métodos e processos.
Por esta razão, além de realizar internamente pesquisas e investigações, a empresa conta com a ajuda de estudiosos e especialistas que se empenham na busca de inovações técnicas, visando a atender às constantes e crescentes exigências dos clientes (convertedores) e, principalmente, dos consumidores.
Desta vez, o convidado para ministrar o treinamento foi o consultor e autor de livros técnicos, Eudes Scarpeta, que apresentou sua metodologia Flexografia 4.0. No início, elucidou a enorme variedade de sistemas que incrementam a qualidade das chapas, formação do ponto etc. Com uma dialética convidativa, apresentou o método que, basicamente, consiste em aumentar a eficiência dos trabalhos e, o mais importante, mantendo a mesma qualidade. No final, evocando Peter Drucker, teceu considerações sobre a importância de uma gestão eficaz em uma empresa.
O evento ocorreu na última quarta-feira, 18 de setembro de 2013, e contou com a participação dos diretores e profissionais de produção e vendas da empresa. Mesmo após o término da palestra, o assunto prolongou-se em um saudável debate entre os participantes, fortalecendo o valor que a Cliart concede à busca do conhecimento.