Publicações

I Encontro de Profissionais Gráficos

Sistema NExT (Tecnologia de Ponto Plano)

Dentre as atividades programadas pela equipe de gestores da Cliart Clichês, tendo em vista a comemoração do trigésimo aniversário da fundação da empresa, está a iniciativa de expandir os treinamentos e palestras aos clientes, fornecedores e parceiros; tais eventos, durante vários anos, tiveram o foco exclusivo nos seus colaboradores. Fazendo jus ao nome do evento, o intuito é proporcionar um ambiente no qual profissionais do mercado gráfico possam reunir-se para tratar de temas relevantes do segmento de Flexografia.

Nesse primeiro encontro, ocorrido no dia 9 de março de 2016, o convidado para ministrar a palestra foi Marcos Akio Tamura, especialista técnico em Artes Gráficas, que atuara como responsável pelo departamento de Pré-Impressão da Tetra Pak Brasil e, atualmente, trabalha com representação e suporte de alto-padrão pela empresa multinacional Flint Group. Após a recepção no Espaço Cultural Cliart, com café, petiscos e um pouco de interação entre os participantes, Ezequiel Fernandez, fundador e atual diretor executivo da Cliart, fez uma breve apresentação ao evento para, em seguida, passar a palavra ao preletor convidado.

Marcos iniciou esclarecendo, em termos conceituais, as principais características do NExT e qual a sua posição entre as demais opções de Tecnologia de Ponto Plano existentes no mercado. Em seguida, discorreu sobre as aplicações desse sistema no cotidiano de diversas empresas – de impressão e de clichês –, enriquecendo a exposição ao citar inúmeros testes que foram feitos em laboratórios alemães e também dentro de empresas nacionais e internacionais. Durante a preleção, os convidados – entre estes, além dos já citados, também participaram representantes comerciais, consultores, colaboradores, editores, entre outros – tiveram a oportunidade de participar com perguntas, comentários e depoimentos referentes à utilização das chapas (confeccionadas através dessa tecnologia) na produção das respectivas empresas. Ao término da exposição feita por Akio, todos foram convidados, por Ezequiel, a participarem de uma demonstração da máquina nyloflex® NExT Exposure FIII. Para encerrar o evento, a equipe de gestores da Cliart convidou-os para um almoço, a fim de que pudessem conversar e interagir sobre inúmeros assuntos.

Essa iniciativa está diretamente fundamentada nos valores professados pela direção da empresa e mostra o tipo de organização ao qual os diretores sempre buscam; e tem em vista uma participação efetiva no desenvolvimento da Flexografia no Brasil. O segundo encontro está programado para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

publicado em 17/03/2016