Dando prosseguimento ao programa de treinamentos formativos e instrutivos, a Cliart, junto com a DuPont e o Senai “Theobaldo de Nigris”, concretizou mais uma etapa dessa série que tem tomado uma forma cada vez mais complexa e interessante.
O terceiro encontro, ocorrido no dia 23 de julho, proporcionou, ao corpo de profissionais e especialistas da Cliart, mais uma oportunidade para solidificar conhecimentos já adquiridos e também poder ampliar o horizonte para campos ainda não explorados. André Cifuente, uma vez mais, mostrando um amplo domínio sobre o assunto tratado – anilox e dupla-face – iniciou partindo de um ponto difícil que, embora já tratado na segunda etapa, merecia mais atenção: a correta especificação de uma lineatura de clichê para cada anilox (considerando suas especificações), evitando a tão comum utilização de padrões genéricos, que são aplicáveis com sucesso apenas em alguns casos. Utilizando um vasto ferramental de conceitos, aplicações e ilustrações, o professor transitou com grande domínio sobre o tema e interagiu com propriedade nos complexos pontos do assunto em questão, que dizem respeito tanto à empresa de clichês, como aos demais envolvidos no processo. Após uma longa caminhada por esse campo, dedicou um tempo considerável a discorrer sobre dupla-face, suas variações e aplicações; a correta especificação do material também foi um ponto de destaque nessa parte.
Os dois temas geraram uma saudável interação entre os participantes, que fizeram perguntas, comentários e considerações importantes sobre os pontos abordados. Esses eventos têm contribuído muito para o fortalecimento da equipe e seu desenvolvimento técnico, pois a empresa entende perfeitamente as ligações que as demais ferramentas possuem com o clichê e a importância que isso tem para o êxito de um impresso. A próxima preleção ocorrerá em setembro deste ano.