A Cliart e a Escola Senai Theobaldo de Nigris participaram de uma das seções da 12ª edição da revista Tupigrafia, a qual foi vencedora, no prêmio internacional Fedrigoni Top Award, em Milão. A produção da revista foi realizada pela Oficina Tipográfica São Paulo.
Reinventando, reproduzindo..!
A página ao lado, com a abertura da seção Picles, mostra uma das gravuras da série Reinventário do Tide, realizada em Londres, nas oficinas do LCBA - London Center for Book Arts, em 2014, com intervenções de André Hellmeister e Claudio Rocha em letterpress, sobre reproduções digitais de colagens feitas pelo artista Tide Hellmeister. A ilustração original foi publicada em 1998, na coluna Diário da Corte, do jornalista Paulo Francis, no Caderno 2 do jornal O Estado de São Paulo.
O reinventário é uma iniciativa do Estúdio Collages e homenageia a obra do artista plástico e gráfico Tide Hellmeister, precursor do uso da colagem no Brasil como recurso da expressão artística. A proposta é encontrar novas formas de enxergar, entender e revisitar sua obra.
Os clichês utilizados na confecção da lâmina ao lado foram produzidos pela Cliart, uma empresa familiar brasileira, a qual atua no setor de embalagens, no setor de embalagens, produzindo clichês de fotopolímero para as empresas dos segmentos de flexografia e letterpress. Desde 1985, a Cliart vem incentivando o aprimoramento das artes gráficas no Brasil.
A impressão da lâmina foi realizada em flexografia, com tinta UV, em BOPP metalizado, autoadesivo, na Escola Senai Theobaldo de Nigris, um centro tecnológico que compreende todas as etapas da cadeia de produção gráfica, desde a fabricação de celulose até a pós-impressão.
#Fedrigoni #FedrigoniTopAward2021 #Tupigrafia #TupigrafiaAnthology #OSTP #Cliart #Senai #tipografia #letterpress #flexografia #type #caligrafia #lettering