EXPOSIÇÃO CARTILHA TIPOGRÁFICA
Conceito
Na cartilha tipográfica, exposição de monotipias produzidas por Claudio Rocha em letterpress, o acesso à palavra escrita é reconstituído com tipos de madeira e matrizes de imagens. Essas monotipias recriam as associações entre os signos da escrita e as representações gráficas de coisas que se iniciam com as respectivas letras do alfabeto.
Na infância, o processo de alfabetização, ou letramento, fecha um circuito de relacionamento com o mundo e nos permite formar palavras mentalmente por meio da visão. A apropriação da escrita surge como realização do intelecto, sendo a cartilha o instrumento pedagógico que introduz as letras de fôrma em nosso universo cultural.
Que magia é essa que executamos ao percorrer o papel com os olhos, em busca de sinais codificados, colocados talvez, por alguém que tenha vivido séculos atrás, em um lugar muito distante? Signos justapostos se agrupam articulados e nos remetem a um jogo lógico de grafemas e fonemas, que se desdobra em sílabas, palavras, frases, parágrafos… pensamentos concretos, materializados, se apresentam na maravilhosa experiência da leitura.
O Artista
Claudio Rocha (Projetos)
- Artista gráfico especializado em tipografia e design editorial, começou a trabalhar em 1976;
- Diretor de Arte das publicações Viaje Bem - revista de bordo da VASP, Ícaro - revista de bordo da Varig, Psicologia Atual, Jornal da Ponte Aérea, e revista Galeria, de 1985 a 1991;
- Sócio da Seragini Design de 1991 a 2003, tendo atuado como diretor de criação, responsável por projetos de identidade corporativa e design de embalagem;
- Professor do IED - Istituto Europeo di Design SP, 2006-2012;
- Professor do Sesc Pompéia, na Oficina de Tipografia, desde 2012;
- Criador de fontes digitais distribuídas pela International Typeface Corporation (ITC), Linotype e Monotype;
- Palestrante convidado na TypeCon San Francisco, 2004, TypoBerlin, 2005, St. Bride Printing Library, em Londres, 2009 e Politecnico di Milano, em 2009;
- Autor dos livros Projeto Tipográfico, Tipografia Comparada, Trajan e Franklin Gothic, publicados pela Edições Rosari, e do livro A Letra Impressa, pela Senai SP Editora;
- Co-editor da revista Tupigrafia, revista temática de tipografia, desde 2001, e editor da revista Tipoitalia, revista internacional sobre a tipografia na Italia, desde 2008;
- Diretor da ONG Oficina Tipográfica São Paulo - OTSP, desde 2004;
- Curador da galeria Calligraphia, em São Paulo, 2007;
- Curador do Ateliê Galeria Priscila Mainieri, desde 2012;
- Pinacoteca do Estado de São Paulo, consultor e colaborador em pesquisa na Mostra 1912-2012 – 100 anos de edição gráfica na Pinacoteca do Estado, em 2013.
Claudio Rocha (Exposições)
- Bienal - Rede de Tensão, com o coletivo Caminho Suave (Claudio Rocha, OsGêmeos, Herbert Baglioni, Vitché, Nina, Marcos Melo, Claudio Ferlauto), 2001;
- Nederlands Fotomuseum, Rotterdam, Holanda; com a revista Tupigrafia, na exposição “Brazil Contemporary”, 2009;
- Mam, com a revista Tupigrafia, na exposição “Design Brasileiro Hoje - Fronteiras”, 2009;
- Mam, projeto Parede, com o coletivo CadaVeres, 2011;
- Atelier Empório Michelângelo, mostra coletiva de mini-print, 2011;
- Ateliê Galeria Priscila Mainieri, exposição individual “É Bonito isso..?”, 2012;
- Masp, exposição individual “Inconsequência Alfabética”, 2012;
- Museu Casa da Xilogravura, em Campos do Jordão, exposição individual, 2013.;
- Sesc Vila Mariana, exposição individual “Coleções”, 2013;
- Ateliê Galeria Priscila Mainieri, exposição individual “Cartilha Tipográfica”, 2013 .
A Obra
A obra completa é composta de 23 monotipias. As seis peças abaixo representam um fragmento do conjunto.
Visitação
Visitação aberta ao público em geral.
Local: Sede da Cliart Clichês.
Segundas a sextas-feiras, das 10h00m às 17h00m.
Entrada franca.