A Empresa

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Sustentabilidade na Cliart

Naturalmente, o setor de embalagens também está se adaptando a essas transformações, o que, consequentemente, envolve toda a cadeia de suprimentos, desde os fornecedores de matéria-prima até os atacadistas e varejistas. A Cliart Clichês que está inserida nessa cadeia de suprimentos, fornecendo clichês e prestando serviços ao mercado de artes gráficas, também está atenta à essa mutação nos costumes relacionados à questão ambiental e, dentro de suas possibilidades, está procurando se adaptar e implantar algumas medidas que possam contribuir para esse movimento no Brasil – ainda que seja em pequena escala.

Uma das principais medidas foi a total substituição do produto utilizado no processamento das chapas de fotopolímero (material utilizado para a confecção de clichês). Antes, esse processamento era feito com um produto químico, utilizado para a remoção das camadas não atingidas pela luz na exposição da chapa virgem. Visando à utilização de um sistema ecologicamente correto e à melhora da qualidade do ar que circula no departamento de gravação, a diretoria da Cliart realizou estudos, pesquisas e negociações com fornecedores e, apesar de ter aumentado seus custos no processo, optou pela mudança e passou a utilizar um produto ecologicamente correto para desempenhar a mesma função do anterior.

A Cliart Clichês também tem trabalhado com pequenas medidas internas objetivando o melhor aproveitamento dos recursos e um menor impacto ao ambiente. Algumas delas são sugestões dos próprios colaboradores, como a coleta seletiva dos copos plásticos e o reaproveitamento dos papéis utilizados na empresa.

“Com essas ações, a Cliart demonstra que entendeu esse novo contexto econômico caracterizado pela rigidez do comportamento de alguns clientes na expectativa de interagir e estabelecer o sistema de trocas com uma empresa ética e responsável – clientes que não se preocupam apenas com o preço e a qualidade do produto, mas também com o comportamento da empresa fornecedora – e tem trabalhado para que isso esteja incorporado às decisões estratégicas da empresa” diz Ezequiel Fernandez, fundador e diretor executivo da Cliart.

7 de fevereiro
25 de janeiro de 1554

Espaço Cultural Cliart

Atendimento Personalizado